Artigo: Vou participar de um processo seletivo, e agora?

Data: 01/06/2009


Antes de qualquer coisa, gostaria de lhe alertar! Se você espera encontrar fórmulas e técnicas para “se dar bem nas entrevistas” pode parar por aqui. Seria, com certeza, altamente prejudicial à sua carreira. Isto mesmo! Estaríamos apenas lhe prejudicando na sua busca pela oportunidade que tanto sonha…!

A dica mais coerente é:  SEJA VOCÊ!

Afinal, a empresa responsável pela contratação precisa lhe conhecer de verdade para que identifique a organização que mais combina com você. Não adianta trazer respostas prontas, tirar o piercing, a barba, ou até mesmo cortar o cabelo só para o processo seletivo se você se sente bem ‘com eles’.

Quando as empresas selecionam alguém para determinada função, além do perfil técnico necessário, são levados em conta os aspectos comportamentais… SEUS.. e principalmente da equipe com quem você irá trabalhar. As crenças e valores da organização, a cultura e outros aspectos são fundamentais para o sucesso de qualquer seleção.

O que pode ajudar você?

Vista-se como se vestiria para ir trabalhar

Como anda seu guarda-roupas? Sua apresentação reflete seu talento e faz juz à empresa ou ao cargo que está representando neste momento?

Fale de suas experiências e expectativas com sinceridade

O que você realmente sabe fazer? No que precisaria de ajuda? Quais são seus objetivos profissionais?

Antes de decidir que quer sair da empresa atual, tenha objetivos claros e definidos para sua carreira

Onde você quer chegar? A empresa atual não favorece esse sonho? Evite participar de entrevistas para ‘ver como se sai’ ou ‘como anda o mercado’. A partir do momento que você aceitou o convite para participar do processo seletivo, a empresa conta com você. Ela entende que você está interessado na vaga. Avalie se os motivos que o fazem querer sair da empresa atual são definitivos e podem melhorar com uma conversa.

Sempre que possível, busque informações sobre a empresa que está contratando

Conheça os valores da empresa, mostre interesse e respeito por eles – afinal, estão dispostos a conhecer você também!

Acredite, não vale a pena forçar uma situação no processo seletivo e não se adaptar depois da contratação. Faça bem a sua parte: seja você!

Atenção: Isto não significa que não deva desenvolver suas habilidades… mas esse assunto fica para outra oportunidade.

Um abraço,
Leyla Berns
Diretora da Link Talentos

Imprimir!  

todos os direitos reservados © 2025

W2O